Você sabe como a tecnologia do 192 SMART ajuda você a salvar vidas?

Você sabe como a tecnologia do 192 SMART ajuda você a salvar vidas?

O 192 SMART funciona de uma maneira muito simples e tem dois principais objetivos: agilizar o resgate no caso de uma emergência – seja no trânsito ou em casa – e mapear o trânsito para evitar novas ocorrências. Tudo na palma da sua mão, no celular que você leva no bolso sempre com você.

Usando a tecnologia embutida no smartphone, o 192 SMART detecta colisões e faz um chamado automático para o serviço de emergência parceiro em cada cidade. Isso depende do tipo de parceria feita com cada município e de quem tradicionalmente atende às chamadas de emergência, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou o Corpo de Bombeiros.

Ao baixar o app de forma totalmente gratuita, na Apple Store ou na Google Play, você preenche uma pequena ficha com informações médicas, como seu tipo sanguíneo, alergias, contato de emergência etc. Se ocorrer uma colisão, além do chamado em viva voz, já disponível em todo o Brasil, para a central de emergência da sua cidade (ou da cidade em que você estiver), o app envia ao serviço correspondente a localização precisa do acidente, agilizando o atendimento, e a sua ficha, ajudando a entender quem é a vítima do ponto de vista médico. Tudo isso se traduz em economia de tempo que pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Nós gostamos de dizer que o192 SMART funciona como um seguro: temos esperando nunca precisar usar. A diferença é que, ao usar, estamos colaborando, com dados completamente anônimos e sigilosos, com um mapeamento que aponta zonas de risco na cidade. Um exemplo muito claro disso foi apontado em Limeira (SP): uma rotatória perigosa, em que houve óbitos e chamados para o SAMU, aparece constantemente no mapeamento do192 SMART.

Com esses dados, a prefeitura da cidade pode planejar medidas preventivas, como a instalação de semáforo ou melhoria na sinalização. Em resumo, mesmo rodando em segundo plano, sem qualquer necessidade de interação do usuário, o app mapeia a cidade e gera dados valiosos para prevenir novas mortes no trânsito.

O aplicativo tem ainda mais uma funcionalidade importante: um botão de emergência que pode ser acionado para chamar o SAMU ou o Corpo de Bombeiros em caso de qualquer ocorrência que exija um resgate, como um engasgamento, parada cardíaca ou queda, por exemplo. Ao presenciar um acidente ou uma pessoa passando mal, qualquer usuário que estiver com a vítima pode acionar o botão e falar diretamente com o serviço de urgência.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *