Vídeo mostra risco de usar celular no volante, mais perigoso que beber e dirigir

Vídeo mostra risco de usar celular no volante, mais perigoso que beber e dirigir

Você já deve ter visto algum vídeo da campanha #ItCanWait (#IssoPodeEsperar, em tradução livre). A mensagem é simples: seja o que for, pode esperar até você sair do volante para atender, responder etc. A campanha da companhia de telecomunicações AT&T, dos EUA, alerta para o risco de mexer no celular enquanto dirige.

Neste vídeo da série, quatro amigas cantam e dançam ao som de “Worth it”, canção da banda norte-americana Fifth Harmony. O título da música significa “vale a pena”. De repente, a motorista desvia rapidamente o olhar ao receber uma mensagem no celular. O recado que fica do vídeo é: nada vale uma vida, nem postar, nem dar uma espiadinha, nem mandar um email, nem fazer uma busca, nem mandar uma mensagem.

Assista:

De acordo com especialistas, usar o celular ao volante pode ser ainda mais perigoso do que beber e dirigir. “Testes realizados num laboratório de pesquisas de trânsito mostraram que motoristas que falavam ao celular tinham uma reação mais lenta e demoravam mais para parar o carro do que motoristas sob efeito do álcool”, revela um texto de 2002 da BBC Brasil.

Ainda segundo o estudo, “usar o viva-voz ao dirigir é tão perigoso quanto segurar o aparelho nas mãos”. Diante de um imprevisto no trânsito, uma pessoa falando ao celular reage 30% mais devagar que alguém que bebeu uma dose de álcool. A reação é 50% mais lenta do que a de um motorista atento e sóbrio.

Na África do Sul, um vídeo da mesma campanha, promovida no país pela iniciativa Safely Home, tira sarro dos motoristas: você não consegue nem andar e mexer no celular; então por que usa o celular dirigindo? Assista:

E você, mexe no celular enquanto dirige? Conte para a gente!

Category

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *