Projeto Colaboravida

A história da SAS Smart começa com uma dor pessoal. Em maio de 2015, Anariá Recchia foi atropelada na calçada da rua Cardeal Arcoverde, em São Paulo, por um motorista embriagado que estava praticando racha no local. No dia seguinte, faleceu. A tragédia detonou um processo de dedicação para salvar vítimas de ocorrências de trânsito. Nascia o projeto Colaboravida.

Somos uma equipe multidisciplinar com uma missão e um propósito claros: usar a tecnologia e a educação para salvar vidas. Hoje, o projeto não só cuida dos usuários do trânsito – sejam motoristas, motociclistas, passageiros de transporte coletivo ou pedestres – mas também qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de emergência, médica ou policial.

O projeto Colaboravida nasceu com esse nome porque só pôde tornar-se realidade graças ao envolvimento e o apoio financeiro de mais de 250 colaboradores, por meio de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding).

Educação. O projeto surgiu com a formação de profissionais de saúde e a capacitação de leigos em temas relacionados a emergências médicas. A médica Adriana Mallet, que atua desde 2013 como emergencista no SAMU e é a idealizadora da SAS Smart, ensina primeiros socorros e noções básicas sobre emergências. A partir disso, começamos a capacitar motoristas e motociclistas voluntários para criar o AnjoSMART, uma rede colaborativa de primeiros respondedores no trânsito. É gente cuidando de gente.

Tecnologia. Além das capacitações, na SAS Smart aplicamos a tecnologia e a inteligência dos dispositivos que nos cercam para melhorar o resgate em casos de emergências. Nossa primeira solução foi um aplicativo gratuito para smartphones que faz a detecção automática de colisões e coloca o usuário em contato com o SAMU, também automaticamente. A central do serviço de resgate ainda recebe a localização exata do usuário e sua ficha médica. Com isso, os resgatistas deixam a base com informações precisas que ajudam a salvar vidas. A partir disso, desenvolvemos o SOSCall, um dispositivo que é embarcado em veículos.

Bem-vindo ao nosso sonho! Venha fazer parte também da nossa revolução.