Rádio CBN Campinas destaca 192 SMART: resgate com um clique

Rádio CBN Campinas destaca 192 SMART: resgate com um clique

A rádio CBN Campinas destacou, na última terça-feira (12 de setembro), em uma reportagem veiculada na região da cidade paulista, as funções do 192 SMART, “aplicativo de celular que identifica, localiza e avisa as equipes de resgate sobre um acidente de trânsito”, como ressalta o repórter Leandro Las Casas.

Como lembra a reportagem, qualquer usuário acidentado pode acionar o resgate com um clique. O aplicativo faz ainda um chamado automático, em viva voz, sem necessidade de qualquer interação do usuário. Se o motorista estiver inconsciente após o acidente ou, por qualquer razão, não puder alcançar o celular, ainda assim o app será ativado e fará o chamado, além de enviar a localização e ficha médica para o SAMU.

Em entrevista à rádio, a médica Adriana Mallet, CEO da SAS Smart, startup desenvolvedora do 192 SMART, explica: “A gente nunca abre a mão da ligação, que é a forma de o médico regulador saber como está a pessoa”. Ouça a reportagem na íntegra no site da CBN Campinas.

Leia a seguir o texto da reportagem:

Aplicativo de celular detecta e localiza acidentes de trânsito

Um aplicativo de celular que identifica, localiza e avisa as equipes de resgate sobre um acidente de trânsito vai começar a funcionar em Limeira, interior de São Paulo, onde os detalhes das ocorrências também serão compilados pela Prefeitura. A médica e coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do Samu de Limeira, doutora Adriana Mallet, é a idealizadora do 192 SMART, que se espelhou em uma iniciativa chilena para facilitar a comunicação com os socorristas.

Além de permitir que testemunhas ou pessoas envolvidas localizem as colisões, a ferramenta ainda tem um mecanismo automático que é ativado a partir dos 40 km/h e detecta e faz um chamado no caso de uma redução brusca de velocidade. “A partir daí, (o app) consegue falar: o carro bateu, qual era a velocidade que o carro estava, e aí ele vai informar quem é você, onde você está e qual foi a velocidade com que você bateu o carro”, diz Adriana. “Lembrando que a gente nunca vai abrir mão da ligação, porque é a forma do médico regulador saber como está a pessoa”.

O objetivo é fazer com que um usuário acidentado ou em estado de choque, que não esteja em condição de detalhar ou de fornecer o endereço do acidente, seja capaz de avisar a equipe de resgate de maneira rápida através de um clique.

Como o dono do aparelho deve preencher os dados pessoais para utilizar o recurso, a ficha médica dele também fica à disposição dos médicos, o que permite que os procedimentos corretos sejam adotados de maneira precisa. Por enquanto, o app vai funcionar integralmente só em Limeira, mas outras cidades já entraram em contato. A implantação é gratuita e os custos do projeto serão cobertos através de parcerias para o serviço de prevenção de acidentes.

“O que a gente pretende: de três a seis meses, o projeto rodando em uma única cidade, enquanto isso a gente está pactuando intenções de já implementar isso em novas cidades do interior”, detalha Adriana. “A gente vai fechar uma (parceria) regional, com as estradas e aí sim a gente pensa em uma situação estadual e, por que não, nacional”.

As prefeituras interessadas podem ter acesso gratuito aos dados da central do aplicativo com todas as ocorrências registradas no município. Através dessa compilação, zonas de maior concentração de colisões podem ser identificadas. Os dados podem servir de apoio para medidas de reforço na sinalização e na iluminação. É o que diz o Chefe de Divisão de Operações de TI da Prefeitura de Limeira, Danilo Marques, responsável pela integração do app com a cidade. “A ideia, com os dados, é poder fazer prevenção, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, pra começar a evitar esses acidentes”.

O app 192 SMART já está disponível para download na versão básica para o resto do Brasil, através da ligação direta com o serviço de atendimento móvel local. O recurso pode ser baixado de graça na Apple Store e na Google Play.

Category

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *