Qual a diferença entre Urgência e Emergência?

Qual a diferença entre Urgência e Emergência?

Muitas pessoas não conseguem saber qual a diferença real entre Urgência e Emergência e acabam usando esses nomes em situações contrárias.

Mas hoje vamos te mostrar qual a diferença entre elas, e qual o correto para determinada situação.

Vamos lá!

Urgência: vem do verbo latino “urgeo ursi”, com o significado de apertar, premir, seguir de perto, perseguir, acossar. A ideia predominante é de “premência”. O adjetivo “urgens, entis” significa “aquilo que têm premência”. O advérbio “urgenter” significa “com instância, instantaneamente, insistentemente, prementemente, com premência”.

Em poucas palavras a urgência é basicamente quando o paciente ou vítima precisa ser atendido rapidamente, e caso isso não aconteça ele pode passar para um estado de emergência, onde há risco de morte.

Emergência: é o substantivo relativo ao verbo “emergir”. Esse deriva do latim “emero, mersi, mersum”, significado “sair”. Na língua portuguesa, o adjetivo “emergente” se aplica tanto àquilo que emerge, como a algo que ocorre de súbito. Para esse segundo, sentido usa-se o neologismo “emergencial”.

Em poucas palavras a emergência é basicamente quando o paciente ou vítima corre risco de morte e está em condições potencialmente graves, acometendo a vida. Neste caso ele já passou da urgência e agora está em emergência.

 

Se você gostou desse post, comente e compartilhe com seus amigos!

Acompanhe nossa página para mais posts como este e Dicas exclusivas da Dra. Adriana Mallet – Médica e Socorrista do SAMU! 😉
.
#Siga o Emergência App nas Redes Sociais:
https://facebook.com/emergenciaappoficial/
https://Instagram.com/emergenciaapp/
Canal no Youtube – http://bit.ly/canal-EMAPP

#Baixe o Emergência App no seu celular!
Se você tem Android – http://bit.ly/EmergenciaApp-Android
Se você tem IOS – http://bit.ly/EmergenciaApp-IOS

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *