Limeira (SP) é a primeira cidade a implantar o 192 SMART; conheça

Limeira (SP) é a primeira cidade a implantar o 192 SMART; conheça

Localizada a cerca de 150 km de São Paulo e com cerca de 300 mil habitantes, Limeira foi a primeira cidade a implantar o 192 SMART, em setembro de 2017. A parceria com o município tem o envolvimento da Secretaria de Mobilidade e com o SAMU, que já tem a interface tecnológica do aplicativo instalada em sua central de regulação.

Limeira já está colhendo frutos do uso do app, que tem cerca de 6 mil usuários ativos na cidade. Ao usar o aplicativo, os motoristas limeirenses estão ajudando a melhorar o trânsito local, além de estarem protegidos em caso de colisão.

Toda Vida Conta

Em dezembro de 2017, lançamos na cidade a campanha “Toda Vida Conta”. A ideia surgiu da observação do alto índice de óbitos entre motociclistas de Limeira. Focada nesse público, a mobilização foi feita em pontos de risco mapeados a partir do cruzamento de dados do SAMU (ocorrências), do Infosiga (óbitos) e do uso do 192 SMART (frenagens bruscas que apontam quase acidentes). Os motociclistas foram orientados por agentes de trânsito sobre os tipos corretos de viseiras e de capacetes.

Celulares nas ambulâncias

A partir de fevereiro de 2018, a parceria terá uma nova fase. O SAMU receberá celulares adaptados, doados pelo 192 SMART. Os motoristas das ambulâncias receberão, nos aparelhos, a localização e a melhor rota para as ocorrências. Em vez de perder minutos preciosos ao digitar o endereço, hoje transmitido por rádio pela central de regulação, o motorista terá, diante dos olhos, a informação precisa e rápida. A integração funcionará para todas as chamadas recebidas pelo SAMU, seja pelo aplicativo, seja pela linha 192.

AnjoSMART em Limeira

A cidade também será a primeira a se beneficiar do projeto AnjoSMART, que vai capacitar motociclistas e motoristas voluntários em primeiros socorros, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Com isso, vamos criar uma rede de primeiros respondedores colaborativa e um trânsito mais humano!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *