Limeira entra em nova fase de parceria com celulares doados pelo 192 SMART

Limeira entra em nova fase de parceria com celulares doados pelo 192 SMART

A parceria do 192 SMART com a cidade paulista de Limeira, a cerca de 150 km da capital, entrou em uma nova fase no começo de fevereiro. A SAS Smart, startup desenvolvedora do aplicativo, doou para o SAMU da cidade aparelhos celulares adaptados que aceleram ainda mais o tempo resposta de todas as ocorrências recebidas pela central de regulação. Limeira tem cerca de 300 mil habitantes e é a primeira cidade brasileira a adotar integralmente o 192 SMART, desde setembro de 2017.

Com os novos aparelhos, já integrados às ambulâncias do SAMU de Limeira, a equipe de socorro passa a economizar minutos decisivos ao salvar vidas. Antes da integração, a informação do endereço da ocorrência era transmitida por rádio para a viatura que fazia o atendimento. Embora seguro, o sistema forçava o motorista a digitar a informação em um aparelho de GPS para só então arrancar. Agora, com os celulares, o endereço e a rota são carregados de forma automática na tela do celular, diante dos olhos do motorista, que pode sair imediatamente para o atendimento.

A novidade já está disponível para todas as ocorrências recebidas pelo SAMU, tanto pelo app 192 SMART como pela central telefônica, por meio da linha 192. No caso de chamados via app, a localização é recebida de forma automática, sem qualquer necessidade de redigitação ou interação dos funcionários de regulação, evitando erros e agilizando ainda mais o socorro. Quando a ocorrência chega por telefone, a pessoa que liga informa o endereço, que é então inserido no sistema e chega até as ambulâncias na tela dos novos celulares.

Segundo a médica Adriana Mallet, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do 192 SMART, o tempo de economia pode chegar a até 5 minutos, que podem ser decisivos para salvar uma vida em caso de traumas graves.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *