‘Gazeta de Limeira’ destaca 192 Smart em reportagem sobre cidade inteligente

‘Gazeta de Limeira’ destaca 192 Smart em reportagem sobre cidade inteligente

O jornal Gazeta de Limeira, um dos maiores da cidade do interior paulista, destacou o 192 SMART em uma reportagem especial sobre iniciativas que estão transformando o município e tornando-o mais inteligente. Com cerca de 300 mil habitantes, Limeira foi a primeira cidade brasileira a implantar o aplicativo totalmente e já está colhendo frutos dessa parceria.

Com o mapeamento realizado a partir do uso do app, que tem cerca de 5,5 mil usuários ativos na cidade, a gestão pública pode tomar medidas para melhorar as vias e evitar acidentes de trânsito.

Leia abaixo a íntegra da matéria, publicada na última semana de 2017 como parte do especial “Uma cidade inteligente começa a ser pensada”:

192 Smart: nasce em Limeira a inovação para salvar vidas
Limeira é a pioneira numa iniciativa inovadora que busca salvar vidas. O 192 Smart nasceu depois que morreu uma ente querida de Adriana Mallet Toueg, coordenadora médica do Núcleo de Educação em Urgências do Samu Limeira. O tempo de socorro, crucial para determinar a vida ou a morte, levou à criação do aplicativo, que monitora a trajetória do usuário com conexão de internet móvel e GPS. É o socorro mais rápido do que aquele pela chamada do telefone convencional, com a localização e dados médicos prévios do usuário disponíveis de imediato. Além disso, os dados de circulação alimentam a base do programa, com um diagnóstico dos locais com mais incidência de acidentes ou “quase” acidentes.

Por enquanto, o aplicativo funciona somente em Limeira e em Cordeirópolis, com opção de pedir socorro também para terceiros. O propósito de incentivar os motociclistas numa rede de ajuda foi abordado pela médica no seminário, o que começou a se tornar realidade com a campanha que começou a ser realizada pela Prefeitura de Limeira na última semana. Mas isso será ampliado em 2018. De acordo com Ieda, o projeto conjunto com a FCA/Unicamp promoverá capacitações para os motociclistas e ciclistas. As principais vítimas serão os potenciais salvadores também, com os primeiros socorros não só no trânsito, mas em situações em geral.

O aplicativo está disponível nas lojas Android e Apple, gratuitamente.

Category

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *